Como é feito o valuation das empresas na EqSeed?

Nossa equipe, altamente qualificada, aplica um método de valuation conhecido como VC Pricing Method, além de outros como o Scorecard Method, o Comparable Transactions Method, e o Discounted Cashflow Method. 

É importante entender que as startups, muitas vezes tomam a decisão estratégica de abrir mão da geração de lucros para investir pesadamente no crescimento do negócio, acelerando escala o mais rápido possível, para chegar em um momento de “exit”.  

Algumas das maiores empresas do mundo, como a Amazon e o NuBank, por exemplo, passavam anos, senão décadas, sem gerar lucros. Atualmente, essas empresas valem bilhões de dólares. 

Em termos simplificados, o seu retorno como investidor ou investidora de uma startup não virá da distribuição de lucros, na grande maioria dos casos. 

Os retornos de investimentos em startups, em sua maioria, ocorrem com a venda da sua participação, geralmente no “exit”, e seu retorno é a diferença entre o valor que você investiu e o valor que você recebe no momento de vender. 

Por isso, os métodos adequados para julgar o verdadeiro valor de uma startup early-stage, considera mais o valor da empresa no caso de sucesso e “exit” no futuro, dando menos ênfase no caixa gerado nesse momento.

O VC Pricing Method estima o valor da empresa no momento de “exit”, baseado em suas projeções financeiras realísticas e nos múltiplos comuns pagos em transações M&A (fusões e aquisições) no mercado em que ela atua. Em seguida, é aplicada uma taxa de desconto nesse valuation para chegar a uma estimativa atualizada. Esse valuation final, indica aos investidores e investidoras que, se a empresa tiver sucesso, resultará em um retorno positivo, mesmo considerando o grau de risco.

Em termos simplificados, podemos dizer que: se determinada empresa vale R$10 milhões hoje, tem a chance realística de ser comprada por R$300 milhões daqui a 7 anos, por exemplo, caso tenha sucesso e consiga atingir suas projeções. Isso significa que, no futuro, ela geraria retornos múltiplos para quem investiu na empresa hoje.

 

blog facebook twitter linkedin